O post FIEMG Alto Paranaíba participa do Invest Noroeste apareceu primeiro em Regional Alto Paranaíba.
]]>Com a finalidade de criar estratégias para a atração de novos investimentos para o estado, em especial para a região do Noroeste Mineiro, aconteceu no dia 27, o Invest Noroeste, em Unaí. O evento foi uma promoção conjunta do Invest Minas e das secretarias de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Nessa edição, o evento contou com a participação da FIEMG Alto Paranaíba, na apresentação de produtos e serviços da instituição.
Com o tema “Programas e projetos e de apoio ao desenvolvimento de negócios”, a presidente da FIEMG Alto Paranaíba, Teresinha Martins e o analista de Relações Empresariais, Wesley Almeida apresentaram a gama de soluções para as indústrias.
Teresinha Martins destacou que a Indústria de Minas Gerais emprega mais de 1,2 milhão de pessoas. Observou que a FIEMG Alto Paranaíba abrange 43 municípios, correspondendo a 5,4% do PIB de Minas Gerais.
Durante o evento, o analista Wesley Almeida apresentou os produtos e serviços da FIEMG, do SESI, do SENAI e do IEL disponibilizados para as indústrias e que contribuem para o desenvolvimento dos municípios. Destacou as assessorias nas áreas trabalhista, tributária, de energia elétrica e de Meio Ambiente. Ressaltou que o IEL atua no desenvolvimento de projetos para que as indústrias atuem em um ambiente de alta competitividade. Por meio do CIN – Centro Internacional de Negócios presta orientações para aqueles que desejam exportar ou mesmo importar produtos do mercado internacional.
Relembrou também a atuação do SESI nas áreas de Saúde e Segurança no Trabalho e de Educação; e do SENAI na realização de cursos técnicos de Aprendizagem Industrial, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional, com unidades em Paracatu e Vazante. Interessados em conhecer mais sobre as soluções da FIEMG podem entrar em contato pelo telefone: (34) 3823-3999 ou pelo e-mail: regional-ap@fiemg.com.br.
O post FIEMG Alto Paranaíba participa do Invest Noroeste apareceu primeiro em Regional Alto Paranaíba.
]]>O post Comitiva da Marca de Patos de Minas integra Missão da ADESP e do SEBRAE à Joinville apareceu primeiro em Regional Alto Paranaíba.
]]>Foram três dias de muito conhecimento com intensas visitas e reuniões. De 16 a 19 de junho, uma comitiva de Patos de Minas e Belo Horizonte, composta por 24 pessoas, foi a Joinville conhecer o trabalho de marca da cidade catarinense. A Missão do Place Branding de Patos de Minas foi uma realização da ADESP e do SEBRAE e teve por objetivo apresentar os desafios e os projetos que foram implementados por Joinville.
A primeira reunião foi com o Secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, que falou sobre as etapas superadas do projeto de Place Branding de Joinville: construção do mapa de valor; mapeamento das estratégias de mercado e de destino; e entrega do conceito visual e verbal da marca. Destacou o apoio financeiro da Prefeitura às ações de incentivo ao Turismo, com a celebração de convênio para a destinação de recursos públicos.
O projeto é conduzido pelo Convention & Visitors Bureau e houve reunião com o presidente Giuliano Melo e a visita também ao Expoville. No desenvolvimento do Place Branding, percebeu-se que Joinville é muitas cidades em uma; com vocações diversas e foram definidos quatro eixos principais: Cidade de Valor; Cidade de Cultura; Cidade de Experiências; e Cidade de Inovação. Cada um desses eixos foi contemplado no roteiro de visitas programado para a Missão.
Eixo Cidade de Inovação: visita ao Perini Business Park, o maior parque empresarial multissetorial da América Latina. Conheceram o Ágora Tech Park, que abriga empresas, startups e instituições que buscam o constante aperfeiçoamento do ambiente de negócios, apoiados na economia criativa, na tecnologia e na inovação colaborativa. Foram visitados ainda os espaços: Join.valle (que promove a inovação e o empreendedorismo como vetores de desenvolvimento econômico social) e a Softville (que direciona ações, eventos, projetos e programas para apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas de tecnologia, com o objetivo de desenvolver e alavancar negócios inovadores).
Eixo Cidade de Experiências: Visita à Cervejaria GutBrau com a apresentação da nova Rota Cervejeira de Joinville e outras iniciativas do turismo e, ainda, ao Restaurante Rheinkeller, com culinária típica. Houve também a visita ao Parque Hemero – Jardim com Arte, uma iniciativa privada que permite um passeio por jardins floridos, capela e lago de carpas.
Eixo Cidade da Cultura: City Tour com visita à Catedral de Joinville, à Rua das Palmeiras, ao Museu Nacional da Imigração e Colonização, na identificada Trilha do Patrimônio. No Restaurante Rheinkeller, houve a apresentação do Grupo Folclórico Windmühle. Chamou muito a atenção o projeto do Musicarium Academia Filarmônica, com a apresentação pelo Maestro Sérgio Ogawa e jovens de 13 a 17 anos que integram a Orquestra Filarmônica Jovem de Joinville e que, possui uma agenda de espetáculos na Alemanha, Suíça e Holanda.
Eixo Cidade de Valor: um lugar que é bom para os seus cidadãos, que estimula o senso de pertencimento e o engajamento social, que valoriza a qualidade de vida e o bem-estar. Isso foi percebido nas visitas, no cuidado e limpeza da cidade, e na acolhida de empresários e cidadãos aos projetos de Joinville.
A analista do SEBRAE, Jéssica destacou que a proposta de se conhecer as boas-práticas de Place Branding de Joinville permitiu a cada um perceber pontos em que Patos de Minas está em nível equivalente; pontos em que está melhor e também aqueles em que precisa avançar. “Retornamos desta viagem com muita bagagem e com a compreensão de que estamos no caminho certo, em prol da nossa Patos de Minas”, comentou.
O presidente Vinícius de Paulo Melo – Barrinha, reforçou que a Missão foi uma oportunidade de se compartilhar momentos de negócios, numa experiência fantástica. Destacou a importância de todos continuarem engajados nos projetos de Patos de Minas. Segundo ele, novas reuniões serão promovidas no sentido de se definir estratégias para a implementação e monitoramento dos projetos da Marca de Patos de Minas.
Integraram a missão:
Pelo SEBRAE: as analistas da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Serviços Financeiros do Sebrae Minas, Andréa Tristão dos Anjos e Grazielle Cândida Cotta; a analista da Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Jéssica Viana Gonçalves e os consultores Marcos Fabrício Welge Gonçalves e Univaldo Coelho Cardoso.
Pela ADESP: Vinícius de Paula Melo (Presidente); Walter Ferreira Soares (Conselheiro) e Suelem Cristina de Freitas Mesquita (Coordenadora).
Pelas entidades, empresas parceiras e Poder Legislativo:
Breno Augusto de Sousa Teixeira – Gerente de Marketing na DanBred
Bertoni Túlio Porto de Matos – Diretor do Sindimetal
Carlos Eduardo Oliveira – Diretor da Destilaria Leblon e membro da Associação dos Alambiques do Cerrado Mineiro
Clarice Geralda Braga Lopes – Gerente de Marketing na Coopatos
Diego Leão das Neves Ramos – Gerente de Marketing na Suinco
Fernando Dias da Silva – Diretor do Colégio Universitário Unipam
Ghassan Ricardo Pablo Tawil – Diretor Executivo da Fepam – Fundação Educacional de Patos de Minas
Lucas Antônio Teixeira Silva – Auxiliar administrativo na empresa Dimensional
Maria Ângela Nunes Nogueira Martins – Analista de Comunicação da FIEMG Alto Paranaíba
Mariana Veloso Heitor Portugal – Produtora rural e Vice-presidente da Expocacer
Ralil Ahamad Khalil Ibrahim – Diretor do SindComércio Patos de Minas
Renato Borges Fernandes – Coordenador de Performance Corporativa no Sicoob Credipatos
Rodrigo Borges Brant Campos – Diretor do Sindhorb
Simara Gomes de Melo Porto – Presidente da Acipatos – Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas
Vitor Porto Fonseca Gonçalves – Vereador da Câmara Municipal de Patos de Minas
Wanderlei Rodrigues Resende – Vereador da Câmara Municipal de Patos de Minas
O post Comitiva da Marca de Patos de Minas integra Missão da ADESP e do SEBRAE à Joinville apareceu primeiro em Regional Alto Paranaíba.
]]>O post Reunião do Sindimetal apresenta projetos estratégicos apareceu primeiro em Regional Alto Paranaíba.
]]>Nova diretoria do Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico), sob a presidência do industrial Márcio Antunes Filgueira Junior, realiza a primeira reunião. Na pauta, o projeto de Segurança Pública com uso de Inteligência Artificial da Polícia Militar, a criação de Câmaras de Trabalho na entidade e oportunidade de projeto junto a CNI, SEBRAE e IEL/FIEMG.
O Projeto de Segurança Pública foi apresentado pelo comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Adhynan R. Santos e pelo tenente Gomes. Eles destacaram pontos estratégicos para a instalação de câmeras de segurança, para se coibir ocorrências policiais, especialmente, na região sul da cidade. A apresentação do projeto atende demanda do APL Metalmecânico e Afins.
O segundo assunto foi com o analista de Projetos do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Pedro Casasanta. O objetivo foi apresentar aos industriais a pauta do Projeto Procompi (Programa de Apoio à Competividade de Micro e Pequenas Empresas) desenvolvido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), Sebrae e IEL/FIEMG, em parceria com o Sindimetal.
O programa prevê a realização de capacitações, consultorias individualizadas e a realização de um seminário técnico. Serão abordados os conteúdos de Gestão e Governança, com parte dos custos subsidiados pelo Sebrae Nacional. “O projeto irá atender 15 micros e pequenas indústrias do setor metalmecânico, com consultores renomados. Os temas foram pensados para o desenvolvimento das empresas e a perenidade das mesmas, frente a um mercado tão concorrido”, complementou Casasanta. De imediato, seis associados aderiram ao projeto, logo após a apresentação das atividades.
Um deles foi o Fabio Ferreira da Oficina do Baiano. A expectativa dele é que as informações que serão transmitidas pelos consultores do Procompi irão “revolucionar” os negócios de todas as empresas que aderirem ao programa.
Outro tema da reunião do Sindimetal foi a instituição de Câmaras Setoriais para identificação de demandas e busca de soluções por meio de parcerias institucionais. “Vamos criar Câmaras específicas pois temos segmentos distintos na nossa entidade e é preciso que todos os nossos associados sejam contemplados com as ações que serão desenvolvidas por essa diretoria”, reforçou o presidente Márcio Júnior.
O post Reunião do Sindimetal apresenta projetos estratégicos apareceu primeiro em Regional Alto Paranaíba.
]]>